De igual modo, dentro da mesma área de Teologia Prática, o curso ainda trabalha com a linha de pesquisa aqui denominada “Espiritualidade, Educação e Docência nos Processos Formativos”. Ela parte do pressuposto de que o ser humano em sua complexidade, enquanto pessoa e identidade, tem necessidades e demandas que afetam diretamente na sua forma de ler, interpretar, viver e conviver na realidade social. Essas necessidades e demandas estão presentes no modo como ele busca respostas para as questões mais fundamentais da vida de natureza epistemológica, filosófica, ética, religiosa e social. Isso ocorre porque o ser humano é um ser que busca sua completude. Neste sentido, estudar a dimensão da espiritualidade associada aos processos formativos a partir do olhar da teologia na educação oportuniza não apenas uma possibilidade de diálogo interdisciplinar, mas transversal entre as áreas do conhecimento e que pode ser contemplado no modo como o ensino e a aprendizagem vão sendo construídos nos processos formativos afetos a uma perspectiva da integralidade do ser humano.

Busca-se, portanto, a partir da interação entre o ensino e a aprendizagem, despertar a autonomia e a capacidade de reflexão sobre o sentido da vida, a partir da compreensão dos significados gestados no interior dos diferentes sistemas de crença, os quais expressam pressupostos que são legitimados ou não pelos distintos grupos sociais. Assim, esta linha investiga os processos formativos a partir da ótica da espiritualidade, a qual está implícita ou explícita nos sistemas de crença e que perfazem a forma como as leituras de mundo são constituídas. Investiga, ainda, o papel da educação a partir das contribuições da teologia  e de teólogos, a partir de processos formativos de transformação, renovação, ruptura em diferentes sociedades, contextos e tempos históricos. Para isto, segue a relação básica dos componentes curriculares pertencentes a esta linha.

DISCIPLINAS

  • Cosmovisões e Formas de Interpretação Teológica na Formação Humana
  • Metodologia de Projetos em Contextos Educacionais e Teológicos
  • A Contribuição da Teologia no Currículo e na Organização do Trabalho Docente
  • Relevância Teológica no Contexto da Educação Religiosa
  • Espiritualidade no Processo da Formação Educacional do Ser Humano
  • Epistemologia do Trabalho Docente

DOCENTES

  • Prof. Dr. Reginaldo Pereira de Moraes
  • Profa. Dra. Gleyds Silva Domingues
  • Profa. Dra. Monica Pinz

Observação: Além destas disciplinas outras também poderão ser ofertadas, também de forma Eletiva, nas semanas regulares dos encontros em sala de aula, ou em outras ocasiões que a Coordenação entenda como adequadas, inclusive com outros professores, igualmente ou mais qualificados.


Seleção:

O Curso de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná, com sua área de concentração em Teologia Prática, oferece vagas semestrais divididas nas 4 linhas de pesquisa/atuação.

A quantidade para cada linha será estipulada nos editais dos processos seletivos de cada semestre.


Critérios para Seleção:

  1. Análise do Pré-Projeto de Pesquisa – 40%
  2. Prova de Conhecimentos Teológicos – 30%
  3. Prova de Língua Estrangeira: 15%
  4. Análise do Curriculum Vitae – 15%

Será aprovado o(a) candidato(a) que obtiver média ponderada igual ou superior a 6,0, desde que permaneça dentro do número de vagas pertinente para a respectiva linha de pesquisa escolhida. Na prova de língua estrangeira, será considerado(a) aprovado(a) o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 6,0.


Documentos necessários:

1- Projeto de Pesquisa, conforme modelo fornecido no site da instituição;

2- Curriculum Vitae, com destaque para as atuações acadêmicas e ministeriais, conforme modelo fornecido no site da instituição;

3- Diploma de graduação (frente e verso) reconhecido pelo MEC ou documento equivalente acompanhado do respectivo histórico escolar;

4- Simples do RG e do CPF;


Linhas de pesquisa