Corpo Docente

Mestrado Profissional em Teologia FABAPAR

Conheça o corpo docente da Pós-Graduação Strictu Sensu em Profissional em Teologia da FABAPAR.

 

Prof. Dr. Reginaldo Pereira de Moraes

 

Membro da Igreja Batista Ágape, doutor e mestre em Teologia pela EST, possui especialização em Liderança e Pastoreio pela FABAPAR e graduação em Teologia pela FABAPAR. Leciona no Mestrado Profissional em Teologia e no Bacharelado em Teologia, nas modalidades presencial e EAD.

 

 

 

 

 

 

 


Prof. Dr. Antônio Renato Gusso 

 

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (1982), Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (1987), mestrado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1996), doutorado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (2003), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), doutorado em Ciências da Religião, também, pela Universidade Metodista de São Paulo (2007), e Pós-doutorado em Teologia pelo programa de Estágio de Pós-Doutorado da Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo, RS (2011).

É Coordenador do Mestrado em Teologia da Faculdades Batista do Paraná, onde também leciona, ex-diretor e professor na Faculdade Batista Pioneira. Membro do Conselho Editorial das revistas Via Teológica, Batista Pioneira, Presente Diário, e do Jornal O Batista Pioneiro. Membro do Conselho Científico da Revista Pistis & Praxis (2014-2016), do PPG em Teologia da PUCPR. Parecerista da Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, da PUC Minas. Autor de vários artigos e livros, atua, principalmente, nos seguintes temas: Bíblia, teologia pastoral, teologia bíblica, linguística, exegese e tradições e Escrituras Sagradas.

 

 

 


Prof. Dr. Edilson Soares de Souza 

 

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorado e Mestrado em História pela UFPR, vinculado a linha de pesquisa Intersubjetividade e Pluralidade: reflexão e sentimento na história. Graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1982), curso reconhecido pelas Faculdades Batista do Paraná. Graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1989), com formação em Teoria Relacional Sistêmica. Psicólogo Clínico. Professor na Graduação, na Pós-Graduação e no Mestrado Profissional em Teologia nas Faculdades Batista do Paraná.

Publicou a Tese de Doutorado com o título: Cristãos em confronto: Brasil 1890-1960, pela Editora CRV, Curitiba, PR. Publicou a pesquisa da Pós-doutorado com o título: Cristianismo, psicologia e cultura na república brasileira: debates sobre a influência da religião no desenvolvimento humano (Brasil, 1896-1934), pela CRV. Acumula experiência nas áreas de História e Psicologia, com ênfase em estudos dos fenômenos religiosos e das práticas em psicoterapia individual, de casal e de família. Desenvolve estudos contemplando: história, psicologia, religião, política e educação.

 

 

 

 


Prof. Dr. Luiz Roberto Silvado 

 

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1977), Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil(1981), Mestrado em Divindade e Doutor em Ministério pelo Southwestern Baptist Theological Seminary (1984, 1987), EUA. Fez a integralização dos créditos de teologia na Faculdade Teológica Batista do Paraná (2010).

Recebeu o título de Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia, EST, RS (2012) do Curso de Mestrado Profissional em Teologia na área de teologia prática. Atualmente é professor da Faculdade Teológica Batista do Paraná e da Faculdade Fidelis em Curitiba,PR. Tem experiência no magistério teológico nas áreas de Ministério Pastoral, Missões e Crescimento de Igreja. É pastor coordenador geral da Igreja Batista do Bacacheri, Curitiba, PR.

 

 

 

 

 


Prof. Dr. Jaziel Guerreiro Martins

 

Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (1986), Mestre em Artes (Religion and Culture) pela University of Birmingham, Inglaterra (1993), título convalidado no Brasil pela UMESP, e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Atualmente é o diretor-geral das Faculdades Batista do Paraná desde 2007. É o pró-reitor da Pós-Graduação Stricto Sensu. Atua como docente no curso de graduação em Teologia e no Programa de Mestrado em Teologia. Os temas principais de estudo são: Teologia Histórico-Sistemática; Teologia e Gênero; Teologia e ciências da Religião; Estudo das Religiões; Novos Movimentos Religiosos Brasileiros; Trânsito Religioso; Pós-modernidade.

 

 

 

 


Profª. Drª. Marivete Kunz 

 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) (2007), Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Paraná (2000), com Integralização pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2009), mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2006) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2012).

Atualmente é professora da Faculdade Batista Pioneira, atuando principalmente na área de Antigo Testamento e Línguas Originais (Hebraico) e professora do curso de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná. Também é editora responsável da Revista Ensaios Teológicos (ISSN 2447-4878) da Faculdade Batista Pioneira.

 

 

 

 

 


Prof. Dr. Claiton Kunz 

 

Possui graduação em Teologia – Seminário Teológico Batista de Ijuí (1999 – curso livre), com integralização pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2010); mestrado em Teologia (NT) pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (2003 – curso livre); mestrado em Teologia (Bíblia) (2006) e doutorado em teologia (2013) pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo. Também é Bacharel em Filosofia pela UNIJUÍ (2007).

Atualmente é professor, coordenador acadêmico e diretor da Faculdade Batista Pioneira, e editor responsável da Revista Batista Pioneira (ISSN 2316-462X – impressa; ISSN 2616-686X – on line). Também é professor do Curso de Mestrado Profissional em Teologia da Faculdade Teológica Batista do Paraná e editora da Revista Via Teológica (ISSN 1676-0131 – impressa; ISSN 2526-4303 – on line). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Bíblia, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia (sistemática), igreja, novo testamento e língua grega.

 

 

 

 

 


Profª Drª Gleyds Domingues 

 

 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), graduação em Educação Cristã – Seminário Teológico Batista Nacional (1995), graduação em Teologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2015), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007) e doutorado em Teologia pela Faculdade EST (2015). Pós-Doutorado em Educação e Religião pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016).

Atualmente é professora – Faculdades Batista do Paraná e da Carolina University. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Formação de Professores. Atua, principalmente, nos seguintes temas: formação de professores. missiologia. teologia prática. prática educativa, cosmovisão e didática

 

 

 

 


Prof. Dr. Alan Doyle Myatt

 

Possui doutorado – University of South Africa (2010, revalidado pela PUC Rio, 2014). Atua no Brasil como pesquisador, professor e orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso no Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batistas do Paraná. Leciona no curso de bacharel em Teologia da Faculdade Batista do Rio de Janeiro e nos cursos da pós-graduação da Faculdade Teológica Reformada de Brasília e na Faculdade Batista Pioneira. Atua como professor visitante no Southeastern Baptist Theological Seminary (EUA) e coordenador do campo. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em teologia aplicada.

 

 

 

 

 


Prof. Dr. Neilson Xavier de Brito

 

Possui graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2012). Pós-graduação em Aconselhamento – Faculdade Teológica Batista de São Paulo(2013) Curso Internacional ” Pensamiento y luchas situadas.Para una cartografia del Sur” Universidade de Coimbra / CLACSO – Argentina (2017-2018). Pós-Graduação em Ética e Filosofia Política – Faculdade Intervale (2022). Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Sociologia e Filosofia. Faculdade Intervale(2022) Mestrado em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná( 2015). Tema da Dissertação : A Culpa e Apropriação da Graça Divina no Processo de Aconselhamento Pastoral. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Prática. Pastor Batista desde 1981. Doutorado em Teologia , área de concentração: Teologia Prática, Linha de Pesquisa: Práxis teológica e espiritualidade de fé e sociedade, pelas Faculdades EST, São Leopoldo RS, março/2020. Tese: Aconselhamento cristão como um ato de ressurreição: atravessando os caminhos da culpa, da psicossomática e da teologia do corpo em busca de um aconselhamento libertador.

 

 

 

 

 


Prof. Dr. Adriano Souza Lima 

 

Doutor em Teologia pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016), sob orientação do professor Dr. Clodovis Boff. Mestre em Teologia Sistemática pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica doRio Grande do Sul (2013). Graduado em Teologia pela FAECAD – Faculdade das Assembleias de Deus (2011). Graduando em Direito (2018), no Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Membro no Núcleo Ecumênico (NEIR) da PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da PUCPR. Membro da Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais – RELEP. Sócio da SOTER -Sociedade de Teologia e Ciência da Religião. Membro do grupo de pesquisa espiritualidades, pluralidade e diálogo inter-religioso.

Atualmente é professor no programa de pós-graduação Strictu-Sensu das Faculdades Batista do Paraná; no Centro Universitário Internacional (UNINTER) e na FCC – Faculdade Cristã de Curitiba. Tem experiência na área de Teologia Sistemática, com ênfase em cristologia e pneumatologia e pentecostalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: cristologia, pneumatologia, pentecostalismo, pluralismo religioso, diálogo inter-religioso e diálogo ecumênico.

 

 

 

 


Profª Drª  Mônica Pinz Alves

 

Bacharel em Música Sacra pelo Seminario Teologico Batista do Paraná (1995) Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Gestão Escolar pela UNOPAR-PR (2007) Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUI (2010) Especialista em Língua Alemã pela Universidade Federal da Bahia (UFB) e Universität Kassel (2012) Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Tuiuti de Curitiba-PR (2013).

Doutora em Teologia: ênfase em Religião e Educação pela EST de São Leopoldo-RS. Especialista em Educação por Princípios e MBA em Coaching e Liderança para a Gestão de Pessoa. Cursando MBA em Gestão de Projetos Sociais e Culturais. Atua como Diretora da Excellent Rede de Ensino, Diretora Executiva da Entidade Obra Missionária Reobote Brasil-Alemanha, professora de Música e Língua Alemã, Docente da Faculdade Batista Pioneira de Ijui-RS, Docente da Fabapar – Curitiba-PR, Professora Orientadora na FCU – Flórida Christian University, Palestrante e Consultora da AKM Training & Consultoria e Vice Presidente da AECEP – Associação das Escolas Cristãs de Educação por Princípios.

 

 

 

 

 


Profa. Dra. Sandra de Fátima Krüger Gusso

 

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995), graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2008), Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais (PUCPR), Especialização em Fundamentos do Ensino da Arte (FAP) – Faculdade de Artes do Paraná, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001) e Doutorado em Teologia com ênfase em Educação e Religião pela Escola Superior de Teologia (EST) em 2016. Atualmente é professora da FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA e da Faculdades Teológica Batista do Paraná, nas modalidades presenciais e a distância. Possui experiência na área de Educação e Teologia, nas modalidades presenciais e a distância. Campos de atuação: educação cristã, educação secular, formação de Professores, estratégias metodológicas, tecnologia e ensino a distância, orientações de Projetos.