O curso

Inicialmente, contará com apenas uma área de concentração, que é a Teologia Prática, a qual será tratada em três linhas de pesquisas. Dependendo da necessidade e, principalmente, respeitando as diretrizes do APCN CAPES, poderão ser criadas novas linhas de pesquisas.

Segue a distribuição de disciplinas, de seus respectivos docentes e seus créditos, dentro de cada linha de pesquisa. As disciplinas se dividem em comuns e eletivas. As eletivas, ainda que estejam direcionadas para cada uma das Linhas de Pesquisa, abrem oportunidade para que o estudante contribua para a construção de seu próprio currículo, optando, quando lhe for conveniente, por disciplinas da outra linha de pesquisa que não a sua.

DISCIPLINAS COMUNS

DISCIPLINAS

  • Metodologia da Pesquisa Científico-Teológica
  • Interpretação Teológica da Bíblia
  • Influências das Teologias Atuais no Contexto Brasileiro
  • Relevância Teológica das Organizações Religiosas na Sociedade Atual
  • Bases Teórico-metodológicas da Educação por Princípios
  • Aplicações Ético-Teológicas para a Sociedade Atual
  • Didática do Ensino Superior: Concepções Teológico-Educativas e Processos Formativos

DOCENTES

  • Profa. Dra. Gleyds Silva Domingues
  • Prof. Dr. Antônio Renato Gusso
  • Prof. Dr. Alan Doyle Myatt
  • Profa. Dra. Monica Pinz
  • Prof. Dr. Edilson Soares de Souza

LINHA DE PESQUISA – ATUAÇÃO 1

Leitura de Textos e Contextos Bíblicos

A tradição judaico-cristã, assim como outras religiões, tem boa parte de sua fundamentação prática e teológica, em um conjunto de livros. As Escrituras, ainda que seja o livro, no sentido de sua totalidade, mais comum entre esta tradição, é de grande complexidade, o que pode levar a interpretações equivocadas e, até mesmo, arcaicas. Reconhecendo as dificuldades específicas que envolvem a releitura e o ensino e a aplicabilidade de tais textos, e também a sua importância para a religiosidade brasileira, esta linha de pesquisa procura desenvolver um conhecimento aprofundado da interpretação da literatura básica judaico-cristã para perceber a prática da religiosidade cristã na atualidade. Para isto, segue a relação básica dos componentes curriculares pertencentes a esta linha.

DISCIPLINAS

  • Leitura Teológica e Aplicação dos Sinóticos
  • Aplicabilidade Teológica da Pregação Expositiva
  • Teologia Prática de Temas Paulinos
  • Leitura Teológica e Aplicação da Literatura Poética e Sapiencial
  • Contribuições Teológicas da Literatura Profética para os Dias de Hoje
  • Teologia Prática de Hebreus e Aplicabilidade das Cartas Gerais

DOCENTES

  • Prof. Dr. Antônio Renato Gusso
  • Prof. Dr. Claiton André Kunz
  • Prof. Dr. Jaziel Guerreiro Martins
  • Profa. Dra. Marivete Zanoni Kunz

LINHA DE PESQUISA – ATUAÇÃO 2

Teologia e Práxis Pastoral e Comunitária

Dentro da área de Teologia Prática, o curso também trabalha com a linha de pesquisa aqui denominada “Teologia e Práxis Pastoral e Comunitária”. Ela parte da constatação de que as instituições religiosas, sociais e comunitárias, de forma profissional ou amadora, naturalmente, estão envolvidas tanto com a organização de suas atividades e unidades eclesiásticas ou gerenciais, como com a orientação, o suporte social, e o cuidado espiritual da comunidade em geral. Assim, visando um melhor desempenho por parte dos agentes envolvidos nestas atividades, a linha propõe, direciona e estimula o estudo e a aplicação da teologia na organização institucional das igrejas, ONGs e comunidades sociais, no cuidado pastoral, ético, moral, social e comunitário da sociedade, buscando o apoio das técnicas modernas da administração, da liderança, da gestão de pessoas, do aconselhamento, da capelania, e da orientação espiritual, ético-moral e de cidadania. Para isso, segue a relação básica dos componentes curriculares pertencentes a esta linha.

DISCIPLINAS

  • Diálogo entre Teologia e Psicologia: Interfaces do Aconselhamento e Capelanias
  • Perspectivas Teológicas para a Administração do Terceiro Setor
  • Aplicações Teológicas da Liderança Cristã
  • Debates Atuais em Teologia Pastoral
  • Aplicação Teológica da Pastoral dos Excluídos
  • Práticas para uma Igreja Saudável

DOCENTES

  • Prof. Dr. Adriano Sousa Lima
  • Prof. Dr. Alan Doyle Myatt
  • Prof. Dr. Edilson Soares de Souza
  • Prof. Dr. Jaziel Guerreiro Martins
  • Prof. Dr. Luiz Roberto Soares Silvado
  • Prof. Dr. Neilson Xavier Brito

LINHA DE PESQUISA – ATUAÇÃO 3

Espiritualidade, Educação e Docência nos Processos Formativos

A linha de pesquisa “Espiritualidade, Educação e Docência nos Processos Formativos” parte do pressuposto de que o ser humano em sua complexidade, enquanto pessoa e identidade, tem necessidades e demandas que afetam diretamente a sua forma de ler, interpretar, viver e conviver na realidade social. Essas necessidades e demandas estão presentes no modo como ele busca respostas para as questões mais fundamentais da vida de natureza epistemológica, filosófica, ética, religiosa e social. Isso ocorre porque o ser humano é um ser que busca sua completude. Neste sentido, estudar a dimensão da espiritualidade associada aos processos formativos, a partir do olhar da teologia na educação, oportuniza não apenas uma possibilidade de diálogo interdisciplinar, mas transversal entre as áreas do conhecimento e que pode ser contemplado no modo como o ensino e a aprendizagem vão sendo construídos nos processos formativos afetos a uma perspectiva da integralidade do ser humano.

Busca-se, portanto, a partir da interação entre o ensino e a aprendizagem, despertar a autonomia e a capacidade de reflexão sobre o sentido da vida, a partir da compreensão dos significados gestados no interior dos diferentes sistemas de crença, os quais expressam pressupostos que são legitimados ou não pelos distintos grupos sociais.

Assim, esta linha investiga os processos formativos a partir da ótica da espiritualidade, a qual está implícita ou explícita nos sistemas de crença e que perfazem a forma como as leituras de mundo são constituídas. Investiga, ainda, o papel da educação a partir das contribuições da teologia e de teólogos, a partir de processos formativos de transformação, renovação, ruptura em diferentes sociedades, contextos e tempos históricos. Para isto, segue a relação básica dos componentes curriculares pertencentes a esta linha.

DISCIPLINAS

  • Cosmovisão Bíblico-Teológica no Ensino e no Ministério
  • Espiritualidade no Processo da Formação Educacional do Ser Humano
  • Metodologia de Projetos em Contextos Educacionais e Teológicos
  • A Contribuição da Teologia no Currículo e na Organização do Trabalho Docente
  • Relevância Teológica no Contexto da Educação Religiosa
  • Epistemologia do Trabalho Docente

DOCENTES

  • Profa. Dra. Gleyds Silva Domingues
  • Profa. Dra. Monica Pinz
  • Prof. Dr. Reginaldo Pereira de Moraes

LINHA DE PESQUISA – ATUAÇÃO 4

Teologia e Práticas Missionárias

Esta linha de pesquisa-atuação parte da necessidade cada vez mais atual de se entender a cultura das pessoas, a fim de lhes apresentar o evangelho de Cristo, respeitando-se sua essência inicial. Ela tem por objetivo levar seus participantes a uma reflexão e compreensão mais profunda da missão deixada pelo fundador da fé cristã, Jesus Cristo, conhecida como a Grande Comissão.

Frente aos desafios e distrações que assediam a igreja local e os cristãos contemporâneos, procura-se resgatar de forma cristalina a ênfase no evangelismo, discipulado, formação de liderança e plantação de igrejas para o cumprimento da ordem missiológica de Jesus, encapsulada em Mateus
28:18-20.

DISCIPLINAS

  • Antropologia Missionária
  • Evangelismo, Discipulado e Plantação de Igreja
  • História da Missão Cristã
  • Liderança e Gestão Missionária
  • Religiões e Missões Globais
  • Teologia Bíblica da Missão

DOCENTES

  • Prof. Dr. Daniel Rocha Torres
  • Prof. Dr. Eli Maga

Documentos necessários:

1- Projeto de Pesquisa, conforme modelo fornecido no site da instituição;

2- Curriculum Vitae, com destaque para as atuações acadêmicas e ministeriais, conforme modelo fornecido no site da instituição;

3- Diploma de graduação (frente e verso) reconhecido pelo MEC ou documento equivalente acompanhado do respectivo histórico escolar;

4- Simples do RG e do CPF;


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